Carros elétricos vs carros a combustão interna: são vendidos da mesma forma?


São cada vez mais os veículos elétricos e híbridos a circular nas estradas. Uma tendência impulsionada pela transição energética, eletrificação e pelos incentivos fiscais.
E com o aumento de compra de elétricos, também se verifica um incremento de carros elétricos para venda. Tal como as viaturas a combustão, os elétricos podem ser vendidos a particulares, em leilões ou como retoma.
Mas será que, na prática, os carros a combustão e os elétricos são vendidos da mesma forma?
Embora as etapas no processo de venda sejam comuns, há diferenças significativas nos critérios de avaliação, no tipo de comprador e até na forma como o mercado olha para cada um deles.
Então, vamos conhecer as principais diferenças entre os automóveis a combustão e elétricos e perceber como impactam o processo de venda de cada um deles.
Diferenças entre carros a combustão e elétricos
A principal diferença entre carros elétricos e carros a combustão consiste no tipo de energia utilizada.
O veículo elétrico usa baterias recarregáveis que alimentam um ou mais motores elétricos. Em contrapartida, as viaturas convencionais utilizam motores térmicos que queimam combustíveis fósseis, como gasóleo ou gasolina, para gerar energia.
Uma vez que a eletricidade é uma energia limpa, os automóveis elétricos não emitem gases poluentes, representando uma alternativa mais sustentável. Além disso, são mais eficientes e silenciosos, graças à sua bateria recarregável.
A mecânica do automóvel elétrico também é mais simples. Com menos componentes móveis (como velas, injetores, filtro de partículas, entre outros), tem menor probabilidade de avarias.
No entanto, os carros elétricos ainda são mais caros e não existem em grande oferta no mercado dos usados. Paralelamente, o tempo de carregamento e a autonomia continuam a ser os maiores entraves para muitos condutores.
O futuro dos carros a combustão vai acabar?
A eletrificação está em marcha e a oferta não para de aumentar. A maioria das marcas tem apostado na eletrificação das suas gamas e alguns modelos foram descontinuados na versão a combustão.
Esta urgência advém do decreto da União Europeia que proíbe a venda de automóveis novos com motor de combustão interna a partir de 2035. Algumas cidades europeias anteciparam-se e restringiram o acesso de carros a diesel a certas zonas urbanas, criando Zonas de Emissões Reduzidas (ZER).
Isto significa que a médio prazo os condutores terão apenas a possibilidade de comprar veículos elétricos ou híbridos. Isto afetará não só a compra, mas também a venda de carros a combustão usados, devido à crescente desvalorização destes veículos.

Vender carros elétricos vs carros a combustão interna: o que muda?
Na hora de vender, carros elétricos e a combustão seguem o mesmo processo: avaliação, preparação, publicação do anúncio, negociação e formalização da venda. Todavia, há diferenças que afetam a avaliação dos veículos e o seu público-alvo.
1. Avaliação do automóvel
O primeiro passo para qualquer venda é avaliar e determinar quanto vale o objeto. No caso das viaturas, pode usar plataformas de avaliação de carros, como o Clica e Vende Carro, ou comparar anúncios em diferentes sites.
Para os veículos a combustão, a avaliação é feita com base em critérios como o ano de matrícula, marca e modelo, quilometragem, estado geral, histórico de manutenção, entre outros.
Já para os carros elétricos à venda em Portugal, há outros fatores adicionais a considerar. O estado da bateria, o tempo de carregamento e a autonomia real da viatura são critérios que influenciam o preço de venda.
2. Público-alvo
Apesar de esta não ser propriamente uma etapa no processo de venda, perceber a segmentação dos condutores destes veículos ajuda a conseguir vender rapidamente.
O tipo de comprador que procura por carros diesel à venda ou modelos a gasolina, por norma, valoriza o preço acessível e os custos mais baixos de aquisição. Já quem procura por carros elétricos à venda geralmente tem um capital de compra superior, está mais atento às vantagens fiscais e tem uma maior consciência ambiental.
Estes diferentes perfis exigem uma abordagem de comunicação diferente no anúncio. As viaturas a combustão podem ser promovidas pelo seu desempenho, conforto e valor; enquanto os elétricos devem destacar a autonomia, o tempo de carregamento e o custo por quilómetro.
3. Anúncio da venda
Embora ambos os tipos de veículos possam ser vendidos em marketplaces generalistas, existem sites especializados em carros elétricos para venda ou híbridos. Pode encontrar fóruns, grupos de Facebook e secções dedicadas em plataformas de compra e venda de carros.
Como os automóveis a combustão ainda dominam o mercado de usados, é mais fácil encontrar este tipo de veículos nos portais generalistas e nos stands tradicionais.
4. Documentação pós-venda
Independentemente de ser um carro elétrico ou a combustão, a documentação para vender o carro é a mesma. O Documento Único Automóvel, a identificação das partes e o requerimento de Registo Automóvel não podem faltar.
Porém, importa lembrar que os elétricos não pagam IUC. Por isso, não tem de apresentar o comprovativo de pagamento. Esta isenção é uma das várias vantagens fiscais que os veículos elétricos e híbridos beneficiam e podem fazer a diferença na hora da venda.
Além disso, deve garantir que toda a documentação está atualizada e que não há encargos pendentes, como dívidas ou reservas de propriedade.

Como vender carro elétrico ou a combustão com confiança
Seja um carro elétrico ou a combustão, o processo de venda deve ser transparente, legal e fácil. Importa selecionar os canais certos de divulgação e estar preparado para responder a perguntas sobre a viatura - principalmente no caso dos elétricos.
Mas, se prefere uma solução mais rápida e sem complicações, o Clica e Vende Carro é a escolha ideal!
O Clica e Vende Carro avalia e compra todo o tipo de veículos, independentemente das suas características e condições. Portanto, se tiver um elétrico ou a combustão, avariado ou com muitos quilómetros, nós compramos.
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