Burlas na venda de carros usados: saiba como evitar

Catarina Fernandes
Catarina Fernandes
Colaborador Clica e Vende Carro
Publicado a 22 maio, 2025

Vender um carro usado a um particular parece uma solução simples e vantajosa. Afinal, evita intermediários e recebe um valor mais elevado. No entanto, esta transação, quando feita entre desconhecidos, acarreta riscos de fraude, tanto para quem compra como para quem vende.



A ausência de intermediários especializados pode abrir espaço para burlas na venda de carros, muitas vezes difíceis de provar legalmente. As burlas na venda de carros usados são cada vez mais comuns e os esquemas tornaram-se mais sofisticados, dificultando a sua identificação.



Saber como vender o carro com segurança é, por isso, mais do que uma necessidade - é uma forma de se proteger financeiramente. Assim, se quer anunciar o automóvel, conheça as principais armadilhas que o podem deixar sem viatura e sem dinheiro.

Quais os riscos que o vendedor enfrenta?

As burlas não afetam apenas quem compra. Ao vender o veículo a um desconhecido enfrenta vários tipos de riscos, aproveitando-se da urgência ou da falta de informação. Desde compradores fantasmas, fraudes no pagamento e riscos em test-drives, as burlas na venda de carros são cada vez mais criativas.

Eis os principais perigos a que deve estar atento:

1. Pagamento não confirmado

É o tipo de esquema mais comum. O burlão envia um comprovativo falso de uma transferência bancária, convence o vendedor de que o dinheiro está "em processamento" e leva a viatura antes da confirmação real. Em poucos minutos, o vendedor perde a viatura e não recebe o dinheiro, sem possibilidade de o recuperar.

Para evitar esta burla, nunca entregue o automóvel antes de confirmar o valor creditado na conta. Comprovativos de transferência não bastam, porque o comprador pode cancelar essa operação.

2. Cheques sem cobertura

Outro método recorrente é o pagamento por cheques falsos ou sem provisão. Os documentos aparentam ser legítimos, mas os cheques podem ser clonados ou sem cobertura.

Esta burla só é detetada quando o banco recusa o pagamento. E, nessa altura, o vendedor já perdeu o carro. Por isso, deve optar por receber o pagamento por transferência bancária instantânea ou MB WAY.

3. Test-drives sem regresso

Neste caso, o “comprador” pede um test-drive ao vendedor, aproveita uma distração e foge com o veículo. Para facilitar este esquema, o burlão pode estar acompanhado de um cúmplice.

A regra de ouro na venda de carros entre particulares é nunca entregar as chaves a um desconhecido. Além disso, acompanhe sempre a pessoa no test-drive e leve sempre alguém consigo, seja para o test-drive como para o contacto pessoal com o comprador.

4. Notas falsas

Receber o pagamento do carro usado em numerário é tentador. Recebe o valor por inteiro de imediato e não há rastreio da transação. Contudo, esta operação não é mais segura que a transferência bancária, pois não tem a garantia que as notas são verdadeiras.

Nestas situações, o comprador pode optar por pagar com notas de baixo valor para evitar que confirme a autenticidade de todas. Para evitar esta burla, opte por receber o valor por transferência bancária instantânea ou MB WAY.

5. Fraudes com intermediação

Alguns burlões apresentam-se como especialistas na compra e venda de carros. Afirmam que conseguem vender rapidamente o seu e pedem a entrega da viatura antes do negócio. Em muitos casos, as empresas para as quais os burlões alegadamente trabalham não existem e o comprador fica sem o veículo.

Para vender o carro com segurança, trabalhe apenas com plataformas certificadas ou trate da venda pessoalmente, com documentos assinados.

O comprador também pode ser enganado

Também os compradores enfrentam riscos no momento de compra do automóvel, nomeadamente:

  • Burla carros importados: os veículos são mais baratos, mas têm quilometragem adulterada ou histórico oculto de acidentes no estrangeiro;

  • Carros elétricos burla: as viaturas são vendidas com a bateria danificada ou com uma vida útil reduzida;

  • Vender carros abaixo de preço para enganar: anúncios demasiado apelativos que escondem intenções fraudulentas, como automóveis roubados ou anúncios clonados.

Assim, os compradores devem verificar o histórico do automóvel e desconfiar de negócios demasiado vantajosos e de vendedores apressados.

Quem é mais facilmente enganado na venda de carros usados?

Todas as pessoas podem ser burladas neste processo. Porém, quem tem menos experiência está mais suscetível a ser enganado. Assim, os perfis de risco incluem:

  • Proprietários que nunca venderam um veículo a particulares;

  • Pessoas com urgência em vender o carro;

  • Vendedores que aceitam fazer negócios à distância, sem verificar os compradores presencialmente.

Boas práticas para vender um carro em segurança

Para evitar uma burla venda de carros, siga estas recomendações:

  • Nunca entregue a viatura sem receber o dinheiro: mesmo que o comprador apresente um comprovativo de transferência, espere pela confirmação do seu banco. Se possível, combine o negócio presencialmente durante o horário de funcionamento do banco, para poder confirmar em horário útil.

  • Assine uma declaração de venda: para garantir a venda e o recebimento do valor, preencha um contrato de compra e venda, que identifique as partes e o valor acordado. Ao assinar, confirme a identidade do comprador.

  • Não faça negócios sozinho: leve sempre um familiar ou amigo para o encontro.

  • Entregue o veículo após alteração de propriedade: ainda que o pagamento esteja confirmado, não entregue o automóvel sem confirmar a mudança de titularidade.

Proteja-se de burlas com o Clica e Vende Carro

Não arrisque burlas: o Clica e Vende Carro garante uma solução segura e rápida. Evite os perigos das vendas entre particulares e esqueça as dúvidas sobre quem é mais facilmente enganado ao vender o carro. Connosco, o processo é transparente, online e sem surpresas.

Fazemos a avaliação do carro gratuita, enviamos a simulação em 24 horas úteis, recolhemos a viatura na sua morada e garantimos a transferência do valor em 48 horas úteis. E o melhor? Tratamos de toda a documentação necessária para a transferência de propriedade.

Por isso, se pensa vender o carro, faça-o com quem trata de tudo por si. Evite burlas na venda de carros e confie no Clica e Vende Carro, plataforma do Grupo Salvador Caetano.

Quer vender o seu carro?

Insira a sua matrícula e obtenha a avaliação num minuto.