Ter um carro clássico não é o mesmo que ter um automóvel do dia a dia. Logo, a venda também não pode ser igual.
Os clássicos carregam história e um valor sentimental, que, por vezes, dificulta a sua avaliação e venda. Além de que o seu valor pode variar ao longo do tempo, consoante o seu estado e procura no mercado.
Colocar carros clássicos para venda exige, assim, conhecimento, atenção ao detalhe e pesquisa. Daí, ser fundamental que esteja bem informado para conseguir vender o carro clássico e maximizar o montante da venda.
Nem todos os automóveis antigos são clássicos e nem todos os clássicos precisam de ser antigos. Ficou confuso? Vamos por partes.
Ao contrário do que a maioria dos condutores pensa, um clássico não é definido pelo ano de matrícula. Existem viaturas em produção que já são consideradas clássicas. Isto porque um carro clássico é intemporal, independentemente do seu ano fabrico, devido às suas características intrínsecas (técnicas ou estéticas), importância histórica e raridade ou exclusividade.
Já os veículos históricos, tal como o nome indica, têm como critério a idade. São carros com, pelo menos, 30 anos, conservados ou restaurados nas condições originais de produção, não sendo utilizados como meio de transporte diário. Esta é a definição oficial da Federação Internacional dos Veículos Antigos (FIVA) e aceite pela Comissão Europeia.
Se tem uma viatura que cumpre estes requisitos, pode certificá-la como Veículo de Interesse Histórico (VIH). O Clube Português de Automóveis Antigos, o Automóvel Clube de Portugal e o Museu do Caramulo são as entidades responsáveis por este processo.
A certificação garante benefícios fiscais e acesso a seguros automóvel exclusivos. Adicionalmente, o certificado é vantajoso no momento de colocar os clássicos para venda ao aumentar a credibilidade e valorizar o preço.
Avaliar um carro clássico é mais complexo do que parece. Não basta olhar para o ano de produção e as condições gerais: é preciso considerar outros fatores como:
Estado de conservação: preservação das peças originais, estado da pintura e interiores;
Histórico: documentos, número de proprietários, registo de manutenções;
Procura no mercado;
Raridade e produção limitada;
Restauros e modificações: um restauro fiel à versão original pode manter ou aumentar o valor, mas alterações que não respeitam o modelo de origem desvalorizam.
Uma avaliação justa é o primeiro passo para conseguir um bom anúncio de carros antigos e atrair compradores interessados. Por isso, analise o mercado nacional e internacional, visitando sites, comunidades e fóruns, para conhecer os preços. Paralelamente, considere pedir informações em clubes de clássicos.
A apresentação é tudo, especialmente nos clássicos antigos carros. Um modelo pode ser raro, porém se tiver problemas mecânicos, dificilmente conseguirá obter um bom valor de venda.
Então, siga estas dicas antes de publicar o anúncio:
Limpe o automóvel a fundo, interior e exterior, e, caso seja necessário, dê um polimento;
Faça uma revisão básica para confirmar que está em boas condições de funcionamento;
Tire fotografias com qualidade de vários ângulos para mostrar os interiores, motor, jantes e outras peças de origem;
Peça a certificação de Veículo de Interesse Histórico, caso ainda não tenha;
Reúna a documentação disponível, incluindo o registo de propriedade, inspeções e histórico de manutenção e restauros.
Ao fazer o anúncio, seja transparente. Se o carro clássico para venda tiver algum defeito ou necessitar de reparação, indique no anúncio.
Ao contrário das viaturas comuns, os clássicos não devem ser anunciados em plataformas genéricas nem estar à venda nos stands tradicionais. Este é um nicho de mercado destinado maioritariamente a colecionadores, pequenos empresários ou simples entusiastas, ou seja, a condutores exigentes que conhecem o segmento.
Assim, pode tentar colocar os carros clássicos à venda em Portugal e no estrangeiro nas seguintes plataformas:
Marketplaces especializados: sites como “O Meu Clássico”, criado pelo Museu do Caramulo, e “Mecurito” ou páginas internacionais como o “E&R Classics” ou “Classic Trader” são direcionadas a colecionadores e entusiastas de veículos antigos.
Feiras e mostras de clássicos: em Portugal existem vários eventos dedicados a clássicos, como a Automobilia de Aveiro, o AutoClássico Porto ou o Salão Motorclássico. Estes encontros são ótimas oportunidades para deixar o seu veículo em exposição com indicação de venda.
Concentrações de clássicos: estes encontros e passeios nacionais são frequentados por colecionadores e apreciadores, o que pode ajudar a encontrar interessados diretamente no meio.
Grupos de Facebook e fóruns online: se não tem possibilidade de levar a viatura a concentrações, pode tentar chegar a colecionadores em grupos e fóruns portugueses e internacionais dedicados a clássicos.
Clubes de clássicos: a filiação a clubes como o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) ou Museu do Caramulo pode abrir portas a vendas entre membros dessa comunidade.
Se tem um carro clássico para venda e precisa de uma solução rápida, então o Clica e Vende Carro é a solução. Somos especialistas na venda de carros usados em qualquer estado, incluindo antigos e históricos.
Sabemos que colocar clássicos para venda, lidar com compradores curiosos ou negociar o preço pode ser desgastante. É, por isso, que o Clica e Vende Carro trata de todo o processo de avaliação, transferência de propriedade e recolha do veículo – com a vantagem de tudo ser feito online.
Em apenas 24 horas úteis enviamos uma avaliação do automóvel sem compromisso. Se aceitar, recolhemos a viatura na sua morada - ou pode entregar num dos pontos de recolha no Porto, Gaia, Sintra ou Setúbal - e em 48 horas recebe o valor acordado.
Com o Clica e Vende Carro, vender o clássico torna-se simples, profissional e seguro.