Vender o carro para peças: saiba o que pode e não pode fazer


O carro avariou e reparar já não compensa? Quando o custo de manutenção supera o valor do veículo, surge a típica questão: e agora, o que fazer com o automóvel? Vender a um stand está fora de questão, a um particular será difícil. Então, vender o carro para peças é uma alternativa.
Esta é uma solução mais rentável que enviar o veículo diretamente para abate. Contudo, tem implicações legais e logísticas que importa conhecer.
Assim, antes de avançar com a venda de peças usadas de carros deve perceber o que pode e não pode fazer e quanto realmente pode ganhar ao vender desta forma. Neste guia apresentamos ainda outras alternativas para conseguir um valor rentável pelo automóvel.
Quando compensa vender o carro para peças?
Vender o carro a particulares é quase sempre mais lucrativo que por peças. Todavia, há situações em que a venda de peças usadas de carros pode fazer sentido, como, por exemplo:
Automóveis com avarias graves (motores fundidos, caixas de velocidades danificadas ou outros problemas de reparação dispendiosa);
Veículos muito antigos, sem valor de mercado;
Viaturas sinistradas, consideradas perda total;
Modelos antigos ou descontinuados, cujas peças têm elevada procura;
Carros com dívidas ou problemas de legalização, cujo valor é quase nulo.
Nestes casos, as peças que estão em bom estado (jantes, interiores, iluminação, componentes elétricos) podem ser vendidas individualmente e, assim, tentar recuperar parte do investimento.
Quanto pode valer um carro para peças?
É difícil saber quanto pode arrecadar ao vender o carro para peças. O valor depende de muitos fatores, incluindo:
Estado dos componentes;
Marca e modelo
Ano de fabrico;
Procura pelas peças específicas no mercado.
Se entregar o veículo a um centro autorizado, pode receber um valor pelo peso da viatura. Caso opte por vender individualmente as peças mais valiosas, como centralinas, sistemas de infotainment ou jantes, pode conseguir uma boa fonte de rendimento.
Então, é legal desmontar e vender o carro para peças?
Em Portugal, a desmontagem e venda de peças usadas para carros está sujeita a regras apertadas.
O ponto mais importante a reter é que não pode desmontar veículos em casa para revenda das peças. Esta prática viola leis ambientais, de segurança e de licenciamento.
O desmantelamento de um veículo deve ser feito em centros autorizados de receção e desmantelamento, devidamente licenciados. Estes centros asseguram a despoluição, recuperação de peças reutilizáveis e comercialização legal dos componentes.
Por isso, se quer vender o carro completo para peças de forma legal, deve entregá-lo a um centro autorizado. Além da despoluição e desmantelamento, estes centros também tratam do processo de abate do veículo junto do IMT e da Conservatória.

Posso vender peças do meu carro em plataformas online?
Ainda que seja ilegal desmontar o seu carro em casa, pode vender peças online.
Se quer vender peças isoladas, como, por exemplo, retrovisores, jantes, palas do sol ou cortinas, pode fazê-lo pontualmente através de marketplaces. No entanto, não pode vender o carro inteiro para ser desmantelado fora dos estabelecimentos legais, nem desmontar a viatura na totalidade por iniciativa própria.
Além disso, importa lembrar que a venda de peças de carros exige que estas sejam originais e estejam em bom estado. No anúncio deve deixar claro qualquer desgaste e partilhar as informações relativas à compatibilidade com outros modelos para evitar responsabilidades futuras.
Vantagens e desvantagens de vender o carro para peças
Vender o carro para peças pode ser uma opção interessante para recuperar algum valor, porém não é um processo fácil nem com regras legais totalmente transparentes.
Portanto, antes de avançar, deve pesar cuidadosamente os prós e os contras, de modo a perceber se realmente vale a pena seguir por esta opção. Assim, as vantagens são as seguintes:
Permite recuperar algum investimento em peças mais valiosas;
Em casos de peças com elevada procura, pode obter um maior rendimento do que vender o veículo para abate.
Em contrapartida, as desvantagens têm um peso maior:
Processo moroso e trabalhoso;
Não pode desmantelar a viatura completa, porque corre o risco de incumprimento legal;
Obriga a gerir contactos, anúncios e negociações individuais;
Exige tratar legalmente do que sobra do carro.
Alternativas à venda por peças
Vender o carro para peças não é a única solução. Em muitos casos, o automóvel ainda pode ter valor no mercado, mesmo com danos graves. Conheça algumas das opções:
Venda a oficinas ou mecânicos independentes: alguns profissionais compram veículos para obter peças para outros carros que estão a reparar;
Vender diretamente para abate: os centros de abate pagam um valor fixo e tratam de toda a documentação;
Retoma na compra de um novo: algumas concessionárias aceitam viaturas avariadas como retoma, mas o valor é simbólico;
Venda a empresas especializadas na compra e venda de carros: os portais especializados, como o Clica e Vende Carro, avaliam e compram os veículos, incluindo os que não funcionem;
Venda em plataformas de carros antigos, porque o modelo do seu carro pode ser considerado um clássico.
Estas alternativas podem representar menos burocracia e melhor retorno, sobretudo porque não tem de gerir a venda de cada peça individualmente.
Simplifique a venda do seu carro
Vender carro para peças pode parecer vantajoso à primeira vista. Mas, nem sempre compensa o esforço, o tempo e os riscos associados. Se tem um carro em fim de vida ou com avarias e não quer perder tempo a desmontar e a gerir a venda de peças, o Clica e Vende Carro é a solução mais simples e segura.
O Clica e Vende Carro, que pertence ao Grupo Salvador Caetano, vende o seu carro usado de forma simples, segura e 100% online. Basta pedir uma avaliação do carro e, em 24h úteis, recebe uma estimativa sem compromisso.
Se aceitar, enviamos o montante acordado em 48h úteis, fazemos a recolha do carro na sua morada e tratamos de toda a documentação, para que deixe de ser o responsável do automóvel.
Diga adeus ao tempo perdido com desmantelamento, negociação e abate da viatura com o Clica e Vende Carro.





